Terça, 08 de Julho de 2025
Publicidade

Desemprego cai a 6,2% em novo recorde com CTPS

A massa de renda real habitual paga aos ocupados somou R$ 354,6 bilhões no trimestre até maio. Milhões de novos empregos com carteira assinada

27/06/2025 às 20h18 Atualizada em 27/06/2025 às 20h43
Por: Da Redação Fonte: Reuters
Compartilhe:
CTPS assinada é algo em crescimemnto no país
CTPS assinada é algo em crescimemnto no país

SP e RJ - A taxa de desemprego brasileira ficou abaixo do esperado nos três meses até maio e o emprego com carteira assinada bateu recorde no período, mantendo o mercado de trabalho sólido e como um fator de sustentação da atividade econômica. Dados divulgados nesta sexta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostraram que a taxa caiu a 6,2% no período, de 6,8% no trimestre imediatamente anterior, até fevereiro.

No mesmo período do ano anterior, a taxa de desemprego foi de 7,1%. A leitura ficou abaixo da expectativa em pesquisa da Reuters de 6,4% e ainda marcou o nível mais baixo desde o final do ano passado, quando também ficou em 6,2% no trimestre até dezembro, bem como a menor taxa da série para um trimestre encerrado em maio.

“O mercado segue aquecido e resiliente, isso a gente vê por vários ângulos. Já passou a fase de demissões sazonais e começou o período de contratações para atender a economia, afirmou William Kratochwill, analista da pesquisa no IBGE.

Embora analistas esperem uma desaceleração gradual no emprego no Brasil, o mercado de trabalho segue resiliente e deve continuar aquecido, dando suporte à atividade econômica, especialmente o consumo das famílias.

Dados do PIB do primeiro trimestre mostraram que as despesas das famílias ajudaram a atividade econômica com um aumento de 1,0%, depois de apresentaram retração no final de 2024.

“Diante das surpresas observadas nos últimos meses e da natureza cíclica do mercado de trabalho, ainda esperamos uma desaceleração gradual do setor, embora ele deva permanecer nesses níveis historicamente mínimos por mais algum tempo, apontou Igor Cadilhac, economista do PicPay.

Um mercado de trabalho com taxa de desemprego em níveis historicamente baixos e renda em alta exerce pressão inflacionária, principalmente no setor de serviços. Buscando controlar a alta dos preços, o Banco Central elevou a taxa básica de juros na semana passada a 15%, indicando que a taxa deve permanecer inalterada por “período bastante prolongado.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lenium - Criar site de notícias