Terça, 08 de Julho de 2025
Publicidade

População de Eunápolis sem coletivos há três dias

Ônibus da Eunapolitana param de circular sem aviso prévio e prejudicam mais de 60 mil. A população não protesta e ninguém toma providências. População está abandonada na periferia.

20/06/2025 às 14h27 Atualizada em 23/06/2025 às 09h18
Por: Da Redação Fonte: Folhapop
Compartilhe:
A empresa não se pronuncia sobre o assunto
A empresa não se pronuncia sobre o assunto

Cerca de 63 mil eunapolitanos estão prejudicados pela falta de transporte coletivo, que há três dias, desde a última quarta-feira, está paralisado supostamente pela falta de repasse de dinheiro do município à empresa. Nenhuma medida e nenhum comunicado foi feito à população.

Os prejuízos maiores recaem sobre moradores de bairros mais periféricos, como Alecrim II, Nacional, Paquetá, Alegria, Rosa Neto, Juca Rosa, Sapucaeira, Moises Reis, Urbis 3, Renovação, parte do Dinah Borges de das Urbis.

Informações não oficiais dão conta de que a paralisação acontece por iniciativa dos motoristas, os quais estão com salários atrasados. Há a previsão de que a prefeitura de Eunápolis venha a repassar os recursos hoje, fazendo a empresa voltar a operar com seus ônibus.

O inusitado da situação é que as pessoas preferem caminhar em caravana até altas horas da noite, cumprindo distâncias do Alecrim até o centro da cidade, a pés. Mesmo assim não há um protesto sequer, ocorrendo a impressão de que o transporte coletivo não tem nenhuma importância.

A despeito dessa tragédia, na sessão de ontem da Câmara municipal, nenhum vereador se pronunciou sobre o assunto. A falta de massa crítica na cidade é mais evidente. As lideranças políticas e econômicas não comentam, tampouco a sociedade organizada esboça interesseno caso que toma proporções alarmantes, tendo em vista que o transporte coletivo é o único meio de transporte da maioria da população, formada prioritariamente pelas classes D e E.

O problema dos coletivos não é novo. Somente este ano é a segunda vez que a paralisação acontece, ocorrendo ilações as mais diversas sobre a ocorrência do fato. O que fica evidente é o descaso da empresa em realação aos serviços que deve prestar.

Há pouco meses a empresa e a prefeitura entraram em acordo para a sustentabilidade do transporte coletivo. Ao que tudo indica as partes não se entenderam e mantêm a situação em detrimento da população.

Há alguns anos a empresa vem sofrendo uma concorrência ilegal por parte do serviço clandestino de lotação, situação que não sensibiliza as autoridades do município. 

Folhapop tentou falar com as partes sobre o problema, mas não obteve êxito. Para agravar a situação, nos chegam informações dando conta de que o serviço clandestino de lotações está cobrando taxas exorbitantes aos eunapolitanos, os quais não têm a quem reclamar.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lenium - Criar site de notícias