Quinta, 12 de Junho de 2025
Publicidade

Ponte do Jequitinhonha liberada para o tráfego leve

A situação foi definida em reunião do Ministro dos Transportes com lideranças políticas da região e com o governador Jerônimo Rodrigues

05/06/2025 às 18h38 Atualizada em 05/06/2025 às 19h56
Por: Da Redação Fonte: Folhapop
Compartilhe:
Liberação é marcada para dia 20 deste mês (Arquiv)
Liberação é marcada para dia 20 deste mês (Arquiv)

O tráfego de veículos leves e vans será liberado a partir do dia 20 na ponte do Jequitinhonha. A medida foi definida nesta quinta-feira (5/6) após reunião do Ministro de Transportes Renan Filho, com o governador Jerônimo Rodrigues e demais lideranças políticas da Bahia.

A fragilidade da ponte, situação levantada há muito tempo, produziu uma série de prejuízos à região, tendo em vista a diminuição de tráfego de veículos pesados pela BR 101, durante todo o trajeto desde Vitória no sentido Nordeste, prejudicando toda a cadeia econômica das cidades que margeiam a rodovia, entre elas os hotéis, pousadas, postos de combustíveis, serviços automobilísticos e afins, além do própria ameaça de desabastecimento, haja vista a dificuldade de as mercadorias chegarem a determinadas cidades.

O fechamento da ponte e o impasse para a resolução do caso foi durante criticado pelo prefeito Jânio Natal na tarde de ontem (4/6).

Segundo Renan Filho, em declaração à TV Santa Cruz, o início das obras da nova ponte seré em junho deste ano, com verba já alocada pelo governo federal. O desfecho de hoje é rsultante de váriois movimentos pela resolução do caso. Há pouco mais de 10 dias o ministro da Casa Civil do governo federal, Rui Costa , assegurava a construçao de uma nova ponte.

Naquela oportiunidade Rui tecve audiência intermediada pelo presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Wilson Cardoso, reuniu o ministro da Casa Civil, Rui Costa, com prefeitos dos municípios afetados pela interdição da ponte sobre o Rio Jequitinhonha. A agenda foi realizada em Brasília, no dia 22/4). 

Ainda segundo o ministro Renan Filho, a ponte atual não será demolida antes de a futura ser construída. Ele destacou que o tráfego de caminhões pesados está  no seu mínimo. Segundo informou eram 3 mil carretas por dia e atualmente são apenas 100 veículos super pesados. Adiantando que o desvio está recebendo melhorias para facilitar o tráfego, Renan Filho disse ainda que os técnicos do Denit estão estudando possibilidades de liberar o tráfego também para caminhõs de até 29 toneladas nos próximos mêses.

Veja outras infomações sobre a ponte do Jequitinhonha

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lenium - Criar site de notícias