Um movimento de natureza educacional e de conscientização, marcou nesta quinta-feira (05/06) o Dia Internacional do Meio Ambiente no município de Eunápolis. A data celebrada sob a coordenação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, contou com uma ampla programação alusiva, que incluiu plantio e distribuição de mudas de árvores nativas, dentre outras ações.
Desde as 5h da manhã aconteceram eventos esportivos e lúdicos realizados com apoio de mais de dez parceiros da administração municipal. Mas foi no Parque do Gravatá onde aconteceram as principais atividades.
Com a participação de alunos de escolas públicas e particulares (rede municipal e IFA, além de alunos de curso específico do Senar), foram realizadas palestras e exposições sobre a temática ambiental sob a orientação de Geane Miranda, com apoio de outros técnicos da secretaria, além de professores de escolas públicas e particulares, lideranças políticas e do movimento ecológico local, a exemplo de Danilo Sete (criador do Parque do Gravatá há 22 anos) e do professor Mauro Borges, professor e ex-secretário de Meio Ambiente.
Representando o Secretário de Meio Ambiente, Lourenço Batista, que não estava na cidade, o Subsecretário de Governo, Alick Maia destacou a preocupação e a prioridade da Secretaria e do Governo de uma forma geral em relação à proteção ambiental, lembrando o compromisso do prefeito Robério Oliveira para com a defesa do meio ambiente em Eunápolis.
Um grupo grande de alunos participou ativamente das ações no parque. No local, em meio a atividades lúdicas, assistiram a palestras e alinharam compromissos com seus líderes em relação à defesa do meio ambiente e o combate a tudo que atinge negativamente a natureza. Houve ainda o plantio e a distribuição de mudas de árvores nativas da região.
O vice-prefeito Pastor Bené, substituindo o prefeito Robério Oliveira, (em rápida viagem a Salvador), participou de tofda a programação. Após as ações no Gravatá, foram plantadas mudas nativas no espaço da Câmara Municipal, onde o grupo foi recebido pelo presidente do Legislativo local, Valdiran Marques e demaois vereadores.
Todos os eventos desta data no Parque do Gravatá, foram realizados pela equipe técnica da Secretaria de Meio Ambiente, contando com apoio dos seguintes parceiros: SRZ consultoria, 2Tree Consultoria, Cerâmica Rosa Neto, Auto Posto Colorado, Naturaves, Giovanna Congelados, Sindicato dos Produtores Rurais, IFBA, Avamel, CETEP, Veracel e Embasa, que instalou stands no local, mostrando a importância da qualidade da água para a vida humana.
CAMPANHA INTERNACIONAL - Em todo o mundo, sob a coordenação da ONU – Organização das Nações Unidas, este ano as ações de proteção ambiental têm como foco o combate aos plásticos, a partir de previsão nada otimista de que somente em 2025 serão utilizados 516 milhões de toneladas desta matéria que leva dezenas de anos para ser neutralizada.
Uma média de 400 anos é o tempo médio que os plásticos levam passa se decompor na natureza. Entretanto, institutos internacionais asseguram que no caso das garrafas PET, algumas levam até 1.000 anos para serem neutralizadas. No seu tempo de existência, o plástico produzido hoje contaminará o ar, os oceanos, os alimentos e a vida humana, fazendo surgir verdadeiras catástrofes marinhas, na flora e na fauna do planeta.
Mín. 18° Máx. 22°