O prefeito de Porto Seguro, Jânio Natal, foi na ferida do problema da ponte do Jequitinhonha. O desinteresse e a falta de prioridade das autoridades e dos representantes da região seria a causa da falta de solução para o caso da ponte, que segundo lembrou, não é situação nova. Destacou em uma entrevista ao site Radar News que a comunidade regional não tem a mínima noção do prejuízo que significa o fechamento da ponte.
Ele se referiu especialmente ao impacto econômico causado desde janeiro passado quando o Denit orientou as empresas de transporte a utilizarem a BR 116 para a ligação entre o Sudeste e o Nordeste do Brasil. Trata-se de um prejuízo citado pela Folhapop desde novembro de 2024, com ênfase mais forte em outra matéria mais completa em janeiro deste ano, quando abordamos com alguma profundidade a questão dos impactos negativos do caso e sugerimos algumas medidas simples.
A exemplo de Jânio Natal, a maioria das autoridades consultadas para falar do assunto, não acredita em uma obra de apenas um ano, como noticiaram, para a construção de uma nova ponte. Significa que a angústia da população do entorno da ponte vai continua, prevendo-se algum desabastecimento nos próximos meses, caso não seja sanada a questão.
Uma das alternativas para evitar o caos que se avizinha, seria o governo do estado asfaltar o trecho de pouco mais de 20 quilômetro do atalho que liga o distrito de Santa Maria Eterna à ponte da Veracel, para que haja alguma normalidade no tráfego de caminhões pesados e ônibus, enquanto se aguarda a possibilidade de uma nova ponte no local.
Mín. 18° Máx. 22°