Quinta, 12 de Junho de 2025
Publicidade

Farmácia Popular: cidadãos receberão aviso sobre remédio de uso contínuo

Objetivo é avisar o paciente sobre a importância de não descontinuar tratamentos, como os de hipertensão e diabetes. Mensagens no Whatsapp e na caixa postal do aplicativo Gov.BR alcançarão 270 mil beneficiários do programa

31/05/2025 às 21h53
Por: Da Redação Fonte: Secom/Gov. Federal
Compartilhe:
Inicialmente, o Governo Federal enviará cerca de 270 mil mensagens como forma de testar a efetividade da ação - Foto: Vitor Vasconcelos/Secom-PR
Inicialmente, o Governo Federal enviará cerca de 270 mil mensagens como forma de testar a efetividade da ação - Foto: Vitor Vasconcelos/Secom-PR

O Governo Federal passa a enviar, a partir desta semana, mensagens por aplicativo Whatsapp e por caixa postal do app Gov.BR para cidadãos que usam os Programas do Sistema Único de Saúde (SUS).

O primeiro envio ocorre para um grupo de hipertensos que realizaram apenas três retiradas de medicamentos nos últimos 12 meses no Farmácia Popular, programa do Governo Federal que disponibiliza gratuitamente, em farmácias credenciadas, os medicamentos usados na Atenção Primária. O objetivo da ação é alertar os cidadãos da importância de não interromper tratamentos que incluem medicamentos de uso contínuo.

Inicialmente, o Governo Federal enviará cerca de 270 mil mensagens (de um total de 3,5 milhões de pessoas nesta situação) como forma de testar a efetividade da ação. O envio será realizado por WhatsApp e Caixa Postal do aplicativo GovBR.

SEGURANÇA E PRIVACIDADE — Para ter certeza de que uma mensagem recebida no WhatsApp é do Governo Federal, é preciso estar atento ao selo azul de Verificado da Meta, exibido ao lado do nome do perfil. Esse selo confirma que a conta foi autenticada pela plataforma. Outras fontes de informação incluem a caixa de entrada do aplicativo Gov.br e um banner informativo no site do Ministério da Saúde.

Nas mensagens, o cidadão sempre será consultado se deseja, ou não, continuar recebendo mensagens relacionadas ao Ministério da Saúde. Também fazem parte da programação, lembretes sobre retirada de medicamentos para diabetes, vacinação e agendamento de consultas médicas com especialistas.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lenium - Criar site de notícias