Em comunicado, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) alerta para a interdição total do tráfego da ponte sobre o Rio Jequitinhonha no km 661 da BR-101/BA, em Itapebi, a partir da 0h desta segunda-feira (05/05). A interrupção ocorre durante 15 dias em virtude da realização de serviços de inspeção e ensaios para avaliação da estrutura da Obra de Arte Especial (OAE). Após esse período, será divulgado um novo comunicado informando os prazos para o restabelecimento de tráfego na ponte.
O trecho estará devidamente sinalizado. Desde janeiro, o tráfego de veículos de carga, independente do peso bruto, está interrompido na ponte, estando liberada a circulação de veículos leves e ônibus. A ação é uma medida de segurança para garantir a mobilidade de todos os usuários da rodovia.
A situação da ponte do Jequitinhonha e as consequências econômicas e gerais da paralisação do tráfego no local, foi levantada pela Folhapop em janeiro deste ano, quando a reportagem apontou possibilidades. Entretanto, o desinteresse das autoridades da região e a indiferença da própria população levam a situação ao extremo de isolar a região Extremo Sul da Bahia por um período que pode ser alargado por até um ano.
Para a recuperação da ponte, construída em 1956 (há quase 70 anos), especialistas da região, consultados pela Folhapop avaliam que seriam necessárias algumas semanas apenas para avaliar a estrutura. Para o caso de restaurar ou reconstruir, seria necessário ao menos um ano de obras. Esta última hipótese seria dramática em termos econômicos e sociais para a região, sobretudo para Eunápolis, que tem na BR 101 uma das veias por onde corre muito das suas atividades econômicas e financeiras. Analistas políticos e econômicos avaliam que de certa forma a obstrução impacta direta e negativamente o fluxo de veículos que interliga o norte e o sul do país, com prejuízos incalculáveis.
Dnit aponta opções
Após análise da situação, entre elas algumas já apontadas em janeiro passado pela folhapop, a autarquia sugere como rotas alternativas os seguintes trajetos:
Rota 1:
O percurso inicia-se em Itabuna/BA, pela BR-415/BA, até o entroncamento com a BR-116/BA, em Vitória da Conquista/BA. A partir desse ponto, segue pela BR-116/BA em direção à divisa entre Bahia e Minas Gerais, chegando ao município de Cachoeira de Pajeú/MG, no entroncamento com a BR-251/MG. Em seguida, a rota continua pela BR-251/MG até a BR-367/MG, no município de Almenara/MG, e prossegue até a BR-101/BA na cidade de Itagimirim/BA. Por fim, o trajeto segue até Eunápolis/BA, totalizando 684 km. Cumpre informar que a BR-367/MG possui 40 quilômetros de um trecho não pavimentado no estado de Minas Gerais.
Rota 2:
O percurso inicia-se em Itabuna/BA pela BR-415/BA até o entroncamento com a BR-116/BA em Vitória da Conquista/BA. A partir desse ponto, segue pela BR-116/BA no sentido da divisa entre Bahia e Minas Gerais, chegando ao município de Teófilo Otoni/MG, no entroncamento com a BR-418/MG. Em seguida, a rota continua ao município de Nanuque/MG na divisa dos estados de Minas Gerais e Bahia, e prossegue até a BR-101/BA no município de Teixeira de Freitas/BA, totalizando 849 quilômetros.
Rota 3:
Indicada para tráfego local de carros de passeio e veículos especiais como viaturas, ambulâncias, caminhões de abastecimento, ônibus e linhas de transporte, a rota chamada de "desvio da VERACEL", (também citada pela Folhapop em janeiro passado), percorre trechos de rodovias estaduais, sendo a BA-687 pavimentada, enquanto as BA-275, BA-658, BA-982 e BA-274 são não pavimentadas, totalizando uma distância entre Itabuna/BA e Eunápolis/BA de 249 quilômetros, e entre Itabuna/BA e a BR-418/BA no município de Teixeira de Freitas/BA de 451 quilômetros.
Por Ascom DNIT com Folhapop
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