Domingo, 27 de Abril de 2025
Publicidade

Pesquisa: 56% dos brasileiros são contra anistia

Sobre o perdão aos invasores de Brasília em 8 de janeiro/2023, o instituto ouviu 3.054 eleitores em 172 cidades brasileiras entre 1º e 3 de abril. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos.

07/04/2025 às 19h56 Atualizada em 07/04/2025 às 20h36
Por: Da Redação Fonte: G1 - Folhapop
Compartilhe:
Evento com presença de Bolsonaro e governadores levou quase 50 mil à Av. Paulista, em SP. (Foto: Reprodução/Monitor do Debate Político no Meio Digital & More in Common)
Evento com presença de Bolsonaro e governadores levou quase 50 mil à Av. Paulista, em SP. (Foto: Reprodução/Monitor do Debate Político no Meio Digital & More in Common)

Uma pesquisa realizada pelo Datafolha e divulgada nesta segunda-feira (7/4) pelo site G1, aponta que 56% dos brasileiros são contra a anistia aos responsáveis pelos ataques golpistas de 8 de janeiro de 2023 em Brasília, ato considerado a maior agressão à República e aos valores democráticos dos últimos anos.

Entre os pesquisados, 37% são a favor de anistiar os crimes cometidos, 6% disseram não saber e 2% disseram ser indiferentes.

Foram ouvidos pelo instituto 3.054 eleitores em 172 cidades brasileiras entre 1º e 3 de abril. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos.

Veja os números:

  • Contra: 56%;
  • A favor: 37%;
  • Não sabem: 6%;
  • Indiferente: 2%.

O mesmo Datafolha fez levantamento há um ano e 31% diziam que eram a favor da anistia. Em dezembro de 2024, em uma nova rodada da pesquisa, o número oscilou para 33%. Agora, subiu para 37%. Por outro lado, os que se dizem contra a anistia eram 63% há um ano, indo para 62% em dezembro e, agora, caindo para 56%.

Conforme o G1, o Datafolha afirma que entre os entrevistados que disseram ser simpatizantes do PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, 72% dizem que deveria haver anistia aos responsáveis do 8/1. Já entre quem disse ser simpatizante do PSOL, 90% disseram ser contra a anistia. Entre os declarados petistas, o número foi de 68%.

Neste domingo (6/4), apoiadores de Jair Bolsonaro participaram de um ato na Avenida Paulista, no Centro de São Paulo que foi convocado pelo ex-presidente. Segundo o G1, a manifestação pedia a anistia aos envolvidos nos ataques de 8 de janeiro. O evento contou com a participação de governadores, como o de SP, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e de MG, Romeu Zema (Novo), além de parlamentares e outras autoridades, como o presidente do PL, Valdemar Costa Neto.

O evento perto de 50 mil pessoa, segundo a metodologia utilizada pela Universidade de São Paulo (USP) em parceria com o Cebrap e a ONG More in Common, que consiste em usar imagens da multidão, capturadas por drones.

Dosimetria das penas do 8/1

De acordo com o Datafolha, quando questionado sobre a dosimetria das penas aplicadas aos responsáveis pelos ataques à Democracia, as opiniões ficaram divididas. Dos entrevistados, 36% disseram que gostariam de ver as penas reduzidas, 34% consideram adequadas, e 25%, aumentadas.

Veja os números:

  • Deveria ser menor: 36%;
  • É adequada: 34%;
  • Deveria ser maior: 25%;
  • Não sabem: 5%.
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lenium - Criar site de notícias