Domingo, 27 de Abril de 2025
Publicidade

Guarda Civil de Eunápolis vira Polícia Municipal

Na sessão desta quinta-feira os vereadores de Eunápolis aprovaram mudança de nome da Guarda Civil para Polícia Municipal

03/04/2025 às 19h38 Atualizada em 03/04/2025 às 21h46
Por: Da Redação Fonte: Dircom - Câmara de Eunápolis - Fotos Milton Guerreiro
Compartilhe:
A guarda de Eunápolis nunca teve sua atribuição definida
A guarda de Eunápolis nunca teve sua atribuição definida

A Câmara de Vereadores de Eunápolis aprovou na manhã desta quinta-feira (03/04/2025) o projeto de lei 08/2025 que altera o nome da Guarda Civil de Eunápolis para Polícia Urbana Municipal de Eunápolis. O texto, de autoria da vereadora Arilma Rodrigues (PL), foi chancelado pela maioria dos vereadores e vai para sanção do Executivo.

Sobre este tema veja a opinião do site neste link

Agora, a GME passará a responder pelo nome de “Polícia Municipal”, consequência da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que reconheceu funções policiais para guardas municipais. Após mudança no STF “as prefeituras devem se movimentam para ampliar o papel das guardas municipais”, disse a parlamentar. O prefeito deve ainda enviar ao Legislativo um Projeto de Lei para regulamentar novas diretrizes da Guarda Civil de Eunápolis.

DECISÃO DO STF

O Supremo determinou no dia 20 de fevereiro que as guardas podem fazer policiamento “ostensivo e comunitário”, mas não investigações. Além disso, o Ministério Público fará o controle externo da corporação. Na prática, os agentes passam a poder fazer abordagens em caso de suspeita, mesmo se o delito não estiver relacionado ao patrimônio público.

Especialistas ressalvam que a ampliação das competências não é automática, e é preciso que cada município aprove uma lei com as novas atribuições.

O projeto estabelece que a nova denominação não altera as funções e competências já exercidas pela Guarda Municipal, que continuam válidas sob a nova nomenclatura. Segundo a proposta, a Polícia Urbana Municipal de Eunápolis assumirá todas as atribuições atuais, garantindo que a mudança respeite as competências constitucionais das guardas municipais, conforme interpretação do Supremo Tribunal Federal (STF).

Ainda na sessão ordinária desta quinta-feira a Câmara aprovou indicações e requerimentos para atenderás demandas da comunidade, fruto das reivindicações populares que chegam até aos gabinetes dos parlamentares.

As sessões sempre são abertas a toda a comunidade e a participação da comunidade é importante para acompanhar de perto o trabalho dos vereadores.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lenium - Criar site de notícias