Domingo, 27 de Abril de 2025
Publicidade

Justiça determina redução da frota de táxis em Eunápolis

Decisão judicial obriga o município a cassar ao menos 50 alvarás concedidos sem observância da Lei

14/03/2025 às 21h28
Por: Da Redação Fonte: Folhapop
Compartilhe:
(ilustração Gilmar Santos)
(ilustração Gilmar Santos)

Uma Ação Civil Pública de iniciativa do Ministério Público (MP-BA) determinou a redução da frota de táxis no município de Eunápolis, cujo setor responsável da administração deve reduzir em 50 o número de alvarás. 

 A medida visa corrigir a quantidade de permissões de táxis, que atualmente ultrapassa o limite legal estabelecido pela Lei Municipal nº 746/2010, o Código Municipal de Trânsito. 

De acordo com a decisão proferida pelo juiz da 1ª Vara da Fazenda Pública de Eunápolis, Roberto Costa de Freitas Júnior, a frota de táxis, considerando o número de habitantes de Eunápolis (em torno de 114 mil - IBGE), deve ser reduzida para 438 veículos, de acordo com a proporção de um veículo para cada 260 habitantes, prevista pelo próprio Código Municipal. O município de Eunápolis possui atualmente 488 permissões, o que representa um excesso de 13% em relação ao limite permitido. 

A decisão judicial também determina que o Município não poderá emitir novas permissões de táxi até que a frota seja reduzida ao limite legal. Caso haja emissão de novos alvarás fora do estipulado pela lei nº 746/2010, será aplicada uma multa diária de R$ 10 mil a R$ 100 mil por alvará emitido irregularmente.

Com a implementação dessa medida, 50 alvarás de taxistas deverão ser cassados.  O Núcleo Municipal de Trânsito, deverá reforçar as fiscalizações e notificar os permissionários que não atenderem à convocação para renovação dos alvarás. Os taxistas terão prazo para justificar a ausência na renovação, sob pena de perda definitiva da licença.

A medida visa garantir a regularização do sistema de transporte, assegurando o cumprimento da legislação vigente e o atendimento adequado às necessidades da população.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lenium - Criar site de notícias