Desde a quinta-feira passada (27/02), o carnaval produz alegrias no país. Nem as altas temperatura são capazes de demover a vontade dos brasileiros de todas as regiões, totalmente entregues ao carnaval. A ordem do Rei Momo é brincar. Carregados de emoções e expectativas lá em cima, milhões foram às ruas desde os primeiros dias da folia. Blocos de rua e Escolas de Samba animam foliões no Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo e Minas, com desfiles monumentais que invadem as madrugadas das grandes cidades. Movimentos diversos no Centro e no Norte do país consolidam o forte link da população com a alegria do carnaval.
Sambas criativos, lindas sambistas e fantasias fantásticas, belas alegorias, com carros alegóricos gigantes e inéditos, entram nas avenidas para aguçar a curiosidade e mexer com as emoções e os sonhos do público, que é ao mesmo tempo folião e cuja perspectiva é vivenciar e assistir as novidades do carnaval, uma festa que sempre se renova a despeito dos problemas enfrentados pela população e pelas agremiações do setor nos períodos fora do carnavalesco.
Já no Nordeste, os trios elétricos e blocos afros agitam os circuitos da folia em Salvador e em outras cidades do interior da Bahia. Este ano os foliões baianos tem mais uma motivação: festejar os 40 anos da Axé Music, um movimento que mudou costumes e perspectivas dentro e fora do carnaval, a partir do lançamento de novas simbologias e da africanização de uma parte do carnaval baiano, que lançou olhar sobre a ancestralidade do povo, dando vazão a outros movimentos culturais dentro da própria folia.
Além das estrelas da música que desfilam no prolongado carnaval de Salvador, a Bahia tem uma ferramenta imbatível de produção de alegrias, que é o trio elétrico. Quando passa a se movimentar pelos circuitos do carnaval de Salvador, máquinas poderosas, com excelente qualidade de som se tornam atrações à parte, chamando à atenção de todos os baianos de dentro dos blocos ou os que preferem a pipoca, a agitação livre e mais perto dos trios elétricos.
Milhares de foliões acorreram ao carnaval de Porto Seguro
Escolas de samba do Rio e de São Paulo: um show anual para todo o mundo
Mín. 21° Máx. 32°