Segunda, 24 de Março de 2025
Publicidade

Eunápolis homenageia a Polícia Militar da Bahia pelos 200 anos de serviços da corporação

Homenagem acontecerá em Sessão Especial da Câmara de Vereadores no próximo dia 25. PMBA foi criada por um decreto imperial de 17/02/1825.

23/02/2025 às 12h17 Atualizada em 23/02/2025 às 12h31
Por: Da Redação Fonte: Dicom-CME (Fotos Milton Guerreiro)
Compartilhe:
Presidente Valdiran convocou a sessão
Presidente Valdiran convocou a sessão

O município de Eunápolis prestará homenagem à Polício Militar da Bahia pelos 200 anos de criação da corporação. O presidente da Câmara de Vereadores de Eunápolis, Valdiran Marques (PSD), convocou uma sessão especial, para a próxima quinta-feira (27 fev25), para homenagear a Polícia Militar da Bahia pelos seus 200 anos de história, a primeira do Brasil, “e com isso celebrar o trabalho incansável de cada policial que serve à comunidade e também destacar os avanços da corporação”, frisou o vereador.

Na sessão da última quinta-feira (20/02), o presidente Valdiran Marques utilizou a Tribuna da Câmara para enaltecer o bicentenário da Polícia Militar da Bahia (PMBA), uma instituição com 200 anos de serviço dedicado à sociedade baiana.

Registro da documentação relativa à criação da corporação em 1825. (Fonte: Acervo da PM Bahia)

 

Um pouco de história

A Polícia Militar da Bahia nasceu da necessidade de garantir a ordem pública em tempos de transformações históricas, logo após a Independência do Brasil na Bahia. Em 17 de fevereiro de 1825, um decreto imperial assinado pelo Conselho de Ministros do Império do Brasil e chancelado por Dom Pedro I deu origem ao Corpo de Polícia da Bahia.

A corporação surgiu em resposta às intensas lutas pela independência, especialmente no território baiano, entre 1822 e 1823, que exigiram uma força capaz de assegurar a tranquilidade e proteger o povo em um período de grandes mudanças.

Desde então, a PMBA construiu uma trajetória atuando como uma referência de segurança da população.

Em 2017, a UNESCO reconheceu o acervo documental da PMBA como patrimônio da Memória do Mundo, tornando-a a única polícia militar do Brasil a receber essa honraria. O reconhecimento destacou a importância histórica dos registros da corporação, que preservam dois séculos de atuação, consolidando a PM da Bahia como guardiã da memória e da identidade baiana.

 

 Público presente à sessão da últia m quinta-feira, 20/02/25 (Foto Guerreiro)

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lenium - Criar site de notícias