Sábado, 25 de Janeiro de 2025
Publicidade

FIES terá mais de 112 mil novas vagas em 2025

MEC vai investir R$ 774 milhões para assegurar que jovens de baixa renda tenham acesso ao ensino superior em instituições privadas. Os processos seletivos acontecerão no primeiro e no segundo semestres do ano

02/01/2025 às 21h36 Atualizada em 02/01/2025 às 21h56
Por: Da Redação Fonte: Ascom-MEC
Compartilhe:
Ilustração/Unsplash
Ilustração/Unsplash

O Ministério da Educação anunciou, nesta quinta-feira (2/1), que o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) terá 112 mil novas vagas em 2025.

Serão, ao todo, 67 mil no primeiro semestre e 45 mil no segundo.

O programa oferece financiamento aos estudantes que querem fazer curso de graduação em instituições privadas de educação superior.

A porta de entrada para o Fies é a nota do Enem, o Exame Nacional do Ensino Médio, que também serve para outros programas como o Sisu e o Prouni.

Segundo o MEC, desde 2018, o Fies oferece juro zero e uma escala de financiamento que varia conforme a renda familiar do candidato.

E no ano passado foi lançado o Fies Social que reserva 50% das vagas a candidatos inscritos no CadÚnico e com renda familiar por pessoa de até meio salário-mínimo.

O CadÚnico é o Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal. Para saber se você pode se inscrever e como fazer isso é só consultar a página: gov.br.

Mais informações sobre o Fies e outros programas do governo que dependem da nota do Enem, você conferir no site: acessounico.mec.gov.br.

FIES – O Fundo de Financiamento Estudantil é um programa do MEC que foi instituído pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001. O objetivo é conceder financiamento a estudantes de cursos de graduação em instituições de educação superior privadas aderentes ao programa e com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Desde 2018, o Fies possibilita juros zero a quem mais precisa e uma escala de financiamento que varia conforme a renda familiar do candidato. 

Cumprindo o compromisso de garantir maior oferta para pessoas em situação de vulnerabilidade econômica, em 2024 o MEC lançou o Fies Social. Ele reserva 50% das vagas a candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e com renda familiar per capita de até meio salário mínimo. Essa nova modalidade permite financiamento de até 100% dos encargos educacionais, além de reservar cotas para pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência. No primeiro semestre de 2024, 39.419 estudantes migraram do Fies para o Fies Social. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias