As polícias Civil e Militar estão no encalço dos 16 detentos que fugiram do Complexo Penal de Eunápolis, distante 620 quilômetros de Salvador, na noite desta quinta-feira (12/12) por volta das 23:00h.
As primeiras informações dão conta de que um grupo de 8 homens fortemente armados penetraram no presídio pela parte lateral da unidade, havendo confronto com a polícia penal. Em ação coordenada, os invasores se encaminharam diretamente às celas onde estavam os presos. Eles conseguiram desaparecer da região do presídio imediatamente. Na fuga eles mataram o cão de guarda do presídio e deixaram para trás um fuzil norte-americano.
Na delegacia de polícia de Eunápolis está custodiado um homem que foi preso na manhã de hoje, acusado de ter participadoda organização da fuga. Segundo a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) a ação criminosa tinha como objetivo a liberação do detento Ednaldo Pereira Souza, o Dadá, que chefia a facção conhecida como Primeiro Comando de Eunápolis (PCE). A trocar tiros com policiais penais não conseguiu evitar que os invasores fossem até as celas para libertar o líder Dadá e outros presos, todos membros da mesma facção.
As diligências continuam no local e no entorno da cidade de Eunápolis para recapturar os evadidos, mas a Seap ainda não detalhou como os homens conseguiram entrar no local e irem direto às celas dos membros do PCE.
Os fugitivos já foram identificados: Sirlon Risério Dias Silva, Mateus de Amaral Oliveira, Geifson de Jesus Souza, Ednaldo Pereira Souza, Anderson de Oliveira Lima, Altieri Amaral de Araújo, Anailton Souza Santos, Fernandes Pereira Queiroz, Giliard da Silva Moura, Rubens Lourenço dos Santos, Valtinei dos Santos Lima, Romildo Pereira dos Santos Thiago Almeida Ribeiro, IIdário Silva Dias, Isaac Silva Ferreira e William Ferreira Miranda.
Mín. 21° Máx. 32°