A morte a tiros de uma jovem eunapolitana em Camaçari, no último sábado, filha de conhecido empresário de Eunápolis, é retrato da violência que assola a Bahia, de norte a sul do estado. Segundo relatos, Larissa Pavan de Assis, 27, era passageira de um transporte por aplicativo que sofreu ataque a tiros oriundos de outro veículo, crime que chocou a cidade de Eunápolis.
Homicídios idênticos ocorrem em todo o interior do estado, com Eunápolis, Porto Seguro, Itabela e outros na vanguarda de uma carnificina diária e imparável. Só no primeiro semestre deste ano, foram registrados 2.087 homicídios dolosos, ocasionando, em média, 11 crimes contra a vida por dia no estado. Ao que tudo indica, se quiserem segurança os baianos terão de buscar meios de construí-la à revelia do governo do estado. A exemplo do que acontece em outras unidades da federação, também na Bahia a segurança publica se resume a matar bandidos. Ao menos 6 cidades baianas estão listadas entre as mais violentas do país e entre elas está Camaçari, onde a vítima tombou a tiros. Cadê a inteligência e a competência dos órgãos de segurança do estado? Os baianos não merecem tanta violência. Providências precisam ser tomadas com a maior brevidade.
Água na licitação
Licitação que tinha como objeto a municipalização do serviço de abastecimento d’água foi afogada pela decisão do Tribunal de Contas dos Municípios. A prefeita de Eunápolis tinha outra percepção sobre o serviço e encaminhou medidas para contratar nova empresa. NO entanto, as más línguas da política local dizem, sem provas, que a gestão estava de olho apenas no investimento de R$ 250 milhões, dos governos federal e estadual, para investimento em saneamento básico e ampliação do abastecimento d’água, cuja previsão de repasse era para este mês de dezembro.
Liberdade síria
Bashar al-Assad, ditador da Síria que estava no poder há 24 anos, deixou o país após forte pressões políticas e de grupos radicais. Agências internacionais informam que o ditador e sua família já estão em Moscou, abrigados naquele país. Uma grande parte da população síria está em festa por se libertar de um dos mais sanguinários e corruptos governantes, com o mundo agradecendo por mais um ditador fora do poder. Em comunicado na TV de Damasco, capital da Síria, os rebeldes comemoraram o que chamaram de "queda de Assad" e afirmaram estar libertando pessoas que foram injustamente presas durante o regime do ditador.
Asfalto no Juquinha
A prefeita Cordélia cumpriu compromisso e finalizou asfaltamento de ruas importantes do Juca Rosa, promessa feita antes das eleições. População do Juquinha agradecida por um momento, mas cobra medidas para as carências dos dois postos de saúde, com falta de pessoal e de medicação.
Botafogo campeão
Pouco são os botafoguenses em Eunápolis. Mas o barulho pela comemoração do título do Brasileirão neste domingo (8/12) dava a impressão de que a cidade toda era alvi-negra. Parabéns aos torcedores da estrela solitária do Botafogo, que agora vai ao Catar disputar o mundial de Clubes.
Mín. 21° Máx. 32°