Os líderes do G20 reuniram-se no Rio de Janeiro, de 18 a 19 de novembro de 2024, para enfrentar os principais desafios e crises globais e promover um crescimento forte, sustentável, equilibrado e inclusivo. Na cidade que é o berço da Agenda de Desenvolvimento Sustentável, os líderes reafirmaram o compromisso de construir um mundo justo e um planeta sustentável, priorizando o combate às desigualdades em todas as suas dimensões, sem deixar ninguém para trás.
A Declaração de Líderes do Rio de Janeiro estabelece ações em direção a resultados concretos, com base nas prioridades da presidência brasileira do G20: (i) inclusão social e combate à fome e à pobreza; (ii) desenvolvimento sustentável, transições energéticas e ação climática; e (iii) a reforma das instituições de governança global. O documento também consagra as conquistas alcançadas pela presidência brasileira ao longo do ano, como a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, a Força-Tarefa para a Mobilização Global contra a Mudança do Clima e o Chamado à Ação para Reforma da Governança Global.
Clique para ver a íntegra da Declaração dos líderes
Na conclusão, os países declaram que “Nós permanecemos resolutos em nosso compromisso de combater a fome, a pobreza e a desigualdade, promover o desenvolvimento sustentável em suas dimensões econômica, social e ambiental e reformar a governança global. Nós saudamos a ambição da Arábia Saudita em antecipar sua vez de sediar a Presidência do G20 no próximo ciclo. Agradecemos ao Brasil por sua liderança este ano e esperamos trabalhar juntos em 2025 sob a presidência da África do Sul e nos encontrar novamente nos Estados Unidos em 2026”.
O evento que acontece no Museu de Arte Moderna no Rio de Janeiro, reúne 40 líderes de países e outros 20 líderes convidados. São 56 as delegações estrangeiras que marcam presença, sendo uma das mais representativas reuniões globais dos últimos anos. Entre as curiosidades do primeiro dia, destaque para o momento da chegada do presidente Milei, da Argentina, que foi recebido pelo presidente Lula e trocou cumprimentos com o chefe de estado brasileiro. Fato que também chamou a atenção, foi a ausência do presidente americano Joe Biden no momento de fazer a foto do encontro. Biden estaria em reunião com o presidente do Canadá e teria perdido a hora da foto.
Mín. 19° Máx. 34°