EUNÁPOLIS - Na última sexta-feira (08), uma tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata) adulta retornou ao seu habitat natural após um processo de recuperação de 206 dias no Centro de Reabilitação de Tartarugas Marinhas (CRTM), localizado no Terminal Marítimo de Belmonte (TMB), no extremo Sul da Bahia. Equipada com anilhas e um microchip de identificação para acompanhamento, a tartaruga foi liberada na praia em frente ao terminal, reforçando o compromisso da Veracel com a preservação das espécies marinhas ameaçadas.
A tartaruga de 51,1 quilos foi resgatada pela própria equipe do Programa de Monitoramento de Tartarugas Marinhas da Veracel na Praia do Rio Preto, em Belmonte, e levada até o CRTM para reabilitação. A espécie apresentava anemia severa e alteração de flutuabilidade, um problema que afeta a capacidade desses animais de nadar e de mergulhar corretamente.
Esta é a quarta tartaruga reabilitada e solta pela Veracel em 2024 – a última foi devolvida ao mar em setembro. O Centro segue focado em sua missão de resgatar e tratar tartarugas debilitadas, com a meta de reintegrá-las ao oceano em plenas condições de saúde. Atualmente, uma tartaruga cabeçuda (Caretta caretta) passa por tratamento no local e apresenta sinais promissores de recuperação.
“Cada animal que conseguimos cuidar e devolver à natureza é uma conquista enorme para nossa equipe e um grande motivo de celebração. Devolver esses animais ao mar é contribuir ativamente para a recuperação da vida marinha na nossa região, além de ser um símbolo do comprometimento da empresa com a proteção da biodiversidade do Sul da Bahia”, afirmou Tarciso Matos, coordenador de Meio Ambiente da Veracel.
Mín. 19° Máx. 34°