Quinta, 12 de Junho de 2025
Publicidade

Na única cidade com segundo turno na Bahia deu PT

Velho conhecido da política baiana, Luiz Caetano foi eleito e volta à prefeitura de Camaçari em eleição superdisputada.

27/10/2024 às 19h23 Atualizada em 27/10/2024 às 19h34
Por: Da Redação Fonte: Folhapop
Compartilhe:
Caetano votou pela manhã com o entusiasmo de quem iria para a vitória. (foto G1-BA)
Caetano votou pela manhã com o entusiasmo de quem iria para a vitória. (foto G1-BA)

O candidato do PT em Camaçari (BA), Luiz Caetano (PT), foi eleito neste domingo (27/10) para mais um mandato na Prefeitura de Camaçari, município de 300 mil habitantes, situado na região metropolitana de Salvador.

Com 70 anos de idade, o prefeito eleito disputou com Flávio Matos (UB). A exemplo da disputa em Fortaleza (CE), onde a vitória do partido de Lula também foi apertada, em torno de 1% de diferença, em Camaçari a vitória do candidato Caetano foi também com um percentual perto de 1%.

Será a quarta gestão de Caetano em Camaçari. Ele já governou a Prefeitura de Camaçari entre 1985 e 1988, e depois por dois mandatos consecutivos, de 2005 a 2012. Agora, retorna ao comando da gestão municipal com a "Coligação da Mudança", com os partidos Avante, PSB, PSD, Solidariedade, Podemos e duas federações, uma composta por PT, PCdoB e PV, e outra formada por PSOL e Rede.

Foi a primeira vez que o quarto maior município da Bahia teve uma eleição disputada em dois turnos. De acordo com a Constituição Federal, a segunda rodada de votação é válida apenas para municípios com mais de 200 mil eleitores, número que foi atingido pelo município neste ano, segundo o TRE-BA.

Os baianos voltaram às urnas neste domingo em Camaçari, porque o primeiro turno foi encerrado sem que um candidato conseguisse mais de 50% dos votos.

Em outros municípios baianos com mais de 200 mil eleitores, Feira de Santana, Salvador e Vitória da Conquista, os prefeitos foram eleitos no primeiro turno. Em Vitória da Conquista, embora tenha saído vitoriosa a candidata Sheila Lemos UB), com 58,83% dos votos, a eleição está sub judice. A candidata foi denunciada por ela estar incursa na conta de terceiro mandato, situação vedada pela legislação e que será resolvida antes da diplomação, prevista para meados de dezembro próximo.

Clique para ver o resultado da eleição em segundo turno nas 51 cidades brasileiras 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lenium - Criar site de notícias