Domingo, 16 de Junho de 2024
Publicidade

Dúvidas sobre preservação ambiental são esclarecidas por Comitê de bacias hidrográficas

Comitê que representa os rios Frades, Buranhém e Santo Antônio tem debatido soluções regularmente

01/06/2024 às 16h43 Atualizada em 01/06/2024 às 16h48
Por: Da Redação Fonte: Assessoria do Comitê de Bacias Hidrográficas
Compartilhe:
Membros do CBHFRABS em sua última plenária. (Foto: Marcos Bernardes)
Membros do CBHFRABS em sua última plenária. (Foto: Marcos Bernardes)

Da identificação de áreas prioritárias para a recuperação e conservação da vegetação nativa nos biomas do estado da Bahia até a apresentação de estudos técnicos para criação de uma unidade de conservação na bacia da Lagoa Azul, em Arraial d'Ajuda, o Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Frades, Buranhém e Santo Antônio (CBHFRABS) tem reunido o Poder Público, Sociedade Civil e Usuários de Água não só para dialogar, como para tomar decisões em conjunto.

A exemplo da reunião da última quinta-feira (23/05), em Eunápolis, especialistas falaram sobre os temas de maior interesse da região e em todo o estado. “Foi uma reunião muito produtiva. Houve a discussão de uma série de temas muito relevantes, tanto para o nosso estado como para a área de abrangência das nossas Regiões de Planejamento e Gestão das Águas (RPGAs)”, conta o presidente do comitê, Marcos Eduardo Cordeiro Bernardes.

Foi encarregada de falar sobre o trabalho de identificação de áreas prioritárias para a recuperação e conservação da vegetação nativa nos biomas da Bahia a analista ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Samanta Levita. “A gente escolheu começar o projeto pelo comitê porque é justamente o local onde estão todos os setores representados, Poder Público, Sociedade Civil e usuários da água”, conta.

 

“Projetos de restauração envolvem a opinião das pessoas. Quanto mais as decisões são tomadas de forma participativa, mais esses projetos dão certo. Isso é algo que a gente já aprendeu com a experiência. Para ter participação, é melhor começar pelo comitê”, conclui Samanta.

Biólogo e consultor ambiental da Floram Engenharia e Meio Ambiente, Francisco Dutra falou sobre os estudos técnicos para criação de uma unidade de conservação na bacia da Lagoa Azul. “Os desafios da preservação da Lagoa Azul têm a ver principalmente com a forte expansão imobiliária presente em todo o litoral brasileiro, especificamente em áreas de grande interesse turístico”, afirma.

“O público foi bem educado e levantou suas perguntas e discussões pertinentes, tudo isso visando a própria preservação do meio ambiente, especificamente das bacias dos rios Frades, Buranhém e Santo Antônio”, completa Francisco Dutra, sobre a apresentação feita em Eunápolis.

Sobre os Comitês Estaduais de Bacias Hidrográficas da Bahia

Você já ouviu falar no "Parlamento das Águas"? Os Comitês de Bacias Hidrográficas são exatamente isso, espaços onde representantes dos poderes públicos, usuários de água e sociedade civil se reúnem para discutir e deliberar sobre como gerenciar de forma sustentável e justa os recursos hídricos das bacias hidrográficas.

A Bahia é composta por 14 Comitês Estaduais de Bacias Hidrográficas e 01 Comitê Interestadual de Bacia Hidrográfica (localizada nos estados da Bahia e Minas Gerais e faz parte do Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco).

O Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Frades, Buranhém e Santo Antônio (CBHFRABS) foi criado pelo Decreto nº 14.244 de 18 de dezembro de 2012 e possui 42 membros, dentre titulares e suplentes. Durante o ano, são realizadas 04 plenárias ordinárias para que os representantes discutam sobre assuntos relacionados à água. Todas as pautas são discutidas de forma democrática, buscando o melhor para todos e as reuniões são sempre abertas à população que queira participar.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lenium - Criar site de notícias