Domingo, 16 de Junho de 2024
Publicidade

Eventos que precipitam as campanhas

Com uma aliança forte, envolvendo os partidos Rede, PL, Solidariedade, Avante PMB e Podemos, o ex-prefeito Neto Guerrieri lançou pré-candidatura à prefeitura de Eunápolis.

26/05/2024 às 23h12
Por: Da Redação Fonte: Folhapop
Compartilhe:
Neto pode estar dando o play para seu segundo mandato (arquivo)
Neto pode estar dando o play para seu segundo mandato (arquivo)

O evento de Neto no último sábado (25/05) e o de Marta (Novo), anunciado para a terça-feira (28/05) são sinais de que finalmente chegamos em um ponto crucial em que os pretendentes a cargos públicos e suas candidaturas entram em ebulição por conta da disputa que se avizinha, a qual pode trazer, por exemplo, a feminização da disputa final na campanha eleitoral de Eunápolis, caso se confirmem certos rumores.

De certa forma os pré-lançamentos mais que precipitam as campanhas eleitorais, pois, faltando muitas semanas até o dia 15 de agosto os candidatos começam a gastar em todos os encontros que seus correligionários planejam, em sua maioria desnecessários e ao arrepio da legislação eleitoral.

Por outro lado, não se perca de vista que há um quadro de incertezas em Eunápolis. Pelo menos duas candidaturas de peso, quais sejam, a dos ex-prefeitos Neto Guerrieri e Robério Oliveira, não estariam em condições de regularidade jurídica para se inscreverem como candidatos no processo eleitoral que tem ainda a prefeita Cordélia Torres União Brasil), que tentará reeleição e a candidata estreante Marta, do partido Novo.

Os que manejam bolas de cristal, enxergam que pela primeira vez a eleição de Eunápolis pode ser disputada por duas mulheres somente, portanto, na hipótese da impossibilidade das candidaturas de Neto e Robério. Talvez uma experiência dessa, de duas chapas cor de rosa na disputa, fosse positiva, no sentido do fortalecimento dessa coisa do empoderamento da mulher, sobretudo da mulher eunapolitana que não sabe a força que tem, tampouco se dá conta do momento político.

Contudo, poderosos como são, Neto e Robério devem obter, com apoio de gente mais poderosa ainda, as respectivas medidas liminares para concorrerem ao pleito.

Claro que a população vai ouvir as propostas dos candidatos para decidir o melhor para o município. De certa forma já se conhece um pouco da visão de Cordélia. Resta à população conhecer as propostas da professora Marta, que pode surpreender, a despeito das barreiras naturais impostas a candidatos pouco conhecidos como ela.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lenium - Criar site de notícias