Inaugurado em Teixeira de Freitas, nesta sexta-feira (10/05), o Hospital Estadual Costa das Baleias, o maior do extremo sul baiano, vai impactar positivamente a economia local com a geração de 1.210 empregos diretos, incluindo 225 médicos e 985 profissionais assistenciais e administrativos. O investimento do Governo do Estado para a unidade, entre obras, equipamentos e mobiliário, foi de R$ 200 milhões.
Com capacidade para atender 23 mil pacientes por mês, o hospital ainda tem um programa de residência médica, reforçando o ensino e a formação de profissionais em diversas áreas, com destaque para clínica médica, cirurgia-geral, traumato-ortopedia, medicina intensiva e pediatria. A cerimônia de inauguração do equipamento de saúde foi realizada pelo governador Jerônimo Rodrigues, ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Também presente no evento, o ministro da Educação, Camilo Santana, falou sobre a parceria da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e o novo Hospital.
Referência na região - O Hospital Costa das Baleias é referência para 21 municípios e mais de 800 mil habitantes, com 216 leitos, sendo 30 de UTI adulto e pediátrica. Dispõe de um avançado centro de bioimagem equipado com ressonância magnética e tomografia computadorizada, assim como ultrassonografia, mamografia, eletroencefalograma (EEG), eletrocardiograma (ECG), endoscopia e raio-x. Completam a estrutura sete salas cirúrgicas e instalações para hemodinâmica. Também oferece um amplo espectro de serviços oncológicos, incluindo avaliações e exames para diagnóstico diferencial e definitivo de câncer.
A cerimônia de inauguração contou ainda com a participação da secretária estadual de Saúde, Roberta Santana, além dos ministros Rui Costa, da Casa Civil; e Nísia Trindade, da Saúde.
Campus da UFSB - Também nesta sexta-feira (10), o presidente Lula inaugurou o novo Núcleo Pedagógico no Campus Paulo Freire, da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). De acordo com o ministro Camilo: “são 30 salas de aula, 16 laboratórios que vão permitir dar as condições necessárias para os cursos de graduação de medicina, engenharia e licenciatura de bacharelado, atendendo 1,6 mil alunos”.
Mín. 17° Máx. 30°